Dá até para fazer o cálculo de cabeça, de serem possíveis velocidades bem maiores do que a velocidade da luz se a quantidade de energia contida em uma partícula pudesse ser inteiramente convertida em força e propulsão ...
E=m x velocidade da luz ao quadrado(vluz²)
E= m x velocidade de um objeto em movimento ao quadrado dividido por dois(vfinal²)
Se em um foguete autofágico com uma massa de 1000 Kg fosse lançado de algum lugar longe de alguma força de atração de gravidade se 990 kg desse foguete se transformassem em força de propulsão de uma forma lenta e gradativa qual seria a velocidade final da massa de 10kg restante?
990 x (vluz²)= 10 x (vfinal²)/2
1980 x (vluz²)= 10 x (vfinal²)
198 x (vluz²)= (vfinal²)
mais ou menos 14 vezes a velocidade da luz, em que estaria se movendo a massa de 10kg restante, se é que o cálculo está correta e se está correta a minha compreensão da coisa em si
Mas para que se moveria o homem no espaço se no mais distante próton, se no mais distante nêutron e se no mais distante elétron o que está contido é o que em cada um nós resulta em nós e se a quantidade de energia contida nessas partículas vai se esgotar no mesmo instante aqui e lá!
Pelo que eu deduzo a continuidade da espécie humana como espécie e a sua perpetuação no espaço cósmico não vai ser estabelecida pela capacidade de se mover no espaço cósmico de uma estrela para outra estrela ou de uma galáxia para outra galáxia mas no que fizer neste nosso planeta de tudo que nele foi posto de vivo e de tudo que nele torna a vida possível e do que fizer de si mesmo, do que chegar a ser para o da mesma espécie e para as outras espécies vivas! Do que chegar a ter como seu discernimento, do que prevalecer como sua índole! A espécie dominante de um planeta não pode ser aquela que emporcalha e envenena tudo que torna possível a vida em um planeta , a que esteriliza e envenena a terra , a que mata todas as outras espécies em que não enxergue alguma serventia para si a que busca o seu prazer e a sua glória na desgraça que consegue causar ao outro! A espécie humana seria necessária para algum processo de vida em algum outro lugar deste universo?